A partir do disposto da Lei N° 12.826 em seu artigo 4º, § 1º, a Universidade Federal do Cariri cria em 05 de junho de 2013 o Campus de Brejo Santo-CE, denominado Instituto de Formação de Educadores (IFE). Consequentemente, a Resolução Nº 12A/2013 do Conselho Superior Pró Tempore da Universidade Federal do Cariri (CONSUP), de 14 de Novembro de 2013, cria a Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais e as Licenciatura em Matemática, Licenciatura em Química, Licenciatura em Biologia e Licenciatura em Física. Logo após iniciar suas atividades, a partir do segundo semestre de 2014, o colegiado do curso de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais iniciou um processo de reformulação do Projeto Pedagógico do Curso (PPC), que se estendeu até meados do primeiro semestre de 2015. Após as modificações propostas, o curso passou a se chamar Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais e Matemática.
Durante o contexto foi criado o Laboratório de Ensino de Matemática e Tecnológica (L@BMATEC). O L@BMATEC tem sido usado para congregar: atividades típicas de um laboratório de informática; atividades de ensino com número reduzido de
alunos; grupos de pesquisa e de estudo; e atividades de monitoria acadêmica pelos bolsistas. Além do espaço físico, a partir do processo de reelaboração do PPC do curso, as discussões relacionadas aos laboratórios foram aprofundadas na busca de uma concepção que contemplasse as áreas de Matemática, Física, Biologia e Química, visando promover uma ação interdisciplinar.